O CAOS E A ORDEM NO NOSSO PROCESSO DE VIDA

A vida não é controlável como gostaríamos que fosse. É só olhar para o que estamos vivendo hoje no sentido individual e coletivo para nos darmos conta disto claramente. Mas podemos aprender a viver em seu fluxo natural, começando a perceber que as mudanças (o caos) e a continuidade ou estabilidade (a ordem), estão implícitos na vida e são simplesmente dois lados complementares de um mesmo processo.

O caos é o progenitor e o gerador de novos níveis de ordem, de estrutura e de coerência. Ele produz o desequilíbrio necessário para as mudanças e nos leva a pontos de bifurcação que são encruzilhadas no caminho da vida, momentos em que somos estimulados a fazer novas escolhas. Podemos escolher o caminho aparentemente seguro, conhecido e já pavimentado, ou podemos escolher o caminho das novas alternativas que propiciem crescimento e transformação. Um caminho leva à entropia e o outro à evolução.

À medida que começamos a ver a vida dessa perspectiva, relaxamos em seu fluxo e deixamos de oferecer resistência às mudanças e as “dificuldades” inevitáveis. O sofrimento só acontece quando tentamos nos prender às velhas formas, impedindo e dificultando que nossas vidas sigam seus processos naturais de transformação. Nos agarramos ao passado porque tememos o futuro e a aparente desordem das transições. Mas como coloquei acima, o caos e a ordem são lados complementares e inevitáveis do processo da vida e da evolução.